mininghub

This site uses cookies

We save data from your visit to improve our services and personalize your experience. By continuing, you agree to our Privacy Policy, including the cookie policy.

Privacy Policy Accept
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Our Blog

Mining Innovation Summit: Construir o presente para liderar o futuro

#futurismo

“Inovação é assim, começa, antes de tudo, nas pessoas”
- Leandro Rossi, Diretor-Executivo Mining Hub

Assim, iniciou-se o 1º Mining Innovation Summit! Com pés firmes no presente, miramos o amanhã e antecipamos o futuro da inovação, junto das mais de 700 pessoas que estiveram conosco.

Com participação presencial exclusiva para os associados e transmissão online, nos reunimos no dia 25 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte, para falarmos sobre futurismo, tecnologias inovadoras, sustentabilidade, descarbonização, novos modelos de negócios e os sinais e tendências de futuro que sinalizam para construção coletiva.

Como bem apontaram, nos ritos de abertura, nossos apoiadores e patrocinadores, representados por Gustavo Selayzim (Samarco), Márcio Godoy (NEXA), Luiz Baginski (Hexagon), Alessandra Prata (Samarco) e Raul Jungmann (IBRAM), um futuro autônomo e sustentável só poderá ser construído se pensado coletivamente. Os participantes também destacaram a importância da inovação estar inserida no planejamento estratégico das organizações para que seja possível visualizar os futuros possíveis e se construir o futuro desejado.

E como inclusão e diversidade são temas centrais no futuro que queremos, o nosso Summit foi conduzido por Rodrigo Sousa, empresário e designer e Paula Afonso, Advogada e Servidora do TRT, pessoas com epidermólise bolhosa (EB). Essa participação foi possível pelo engajamento e advocacy de Leandro Rossi, Diretor Excutivo do Mining Hub, que se tornou presidente da Debra Brasil (Associação Nacional de epidermólise bolhosa (EB), em função do sobrinho e afilhado, Theo, que nasceu com EB. O Mining Innovation Summit está disponível na íntegra em nosso canal do YouTube.


EIXO 1 - FUTUROS POSSÍVEIS

Iniciamos as discussões no Eixo 1 discutindo sobre quais são os futuros possíveis e quais os prováveis caminhos para inovação.

“O futuro já chegou, só está mal distribuído”
- Gil Giardelli, Co-founder 5ERA




Encantando e instigando a todos, nosso primeiro palestrante, Gil Giardelli, trouxe como tema o “Futuro Inteligente além da inovação - A mineração do amanhã”. Discorrendo sobre diversos tópicos, o futurista demonstrou como muitas das inovações que imaginamos ainda estarem sendo elaboradas já estão em curso. Outros pontos de destaque foram as ideias sobre a ciência como motor da prosperidade e o conceito de fidelização por tecnologia.

A segunda palestra do dia foi ministrada por Alexandre Santos, Líder da área de inteligência artificial da Microsoft, e teve como tema “Mining 4.0 na era da IA generativa”. Ele falou sobre as principais tecnologias que utilizam inteligência artificial e Big Data que tendem a impactar a mineração nos próximos anos.



Seguindo com a programação, recebemos remotamente o Group Head of Sales & Marketing na Rio Tinto, Tolga Egrilmezer, com o tema “Como utilizar essas tecnologias na prática?”. Tolga nos mostrou um interessante case que ilustra muito bem como utilizar tecnologias de inteligência artificial, rastreabilidade e blockchain na mineração.


 


Durante o 1º Mining Innovation Summit, a quarta palestrante, Poliana Reis, que é Head de Conteúdo da Singularity University, enfatizou a importância da centralidade no presente e nas relações humanas, abordando a Era da Convergência e a necessidade de ressignificar a visão humana sobre inovação.

“A Era da Convergência é um chamado à responsabilidade”
- Poliana Reis,  Head de Conteúdo da Singularity U

Fechando o EIXO 1 - FUTUROS POSSÍVEIS, recebemos o futurista Antônio Yukio Ueta Sócio-Fundador da FYUTURES. Ueta abordou como é o dia a dia de um futurista, como são aplicadas, na prática, as fundamentações teóricas futuristas e como são elaboradas as projeções de cenários de futuro. 




EIXO 2 - A MINERADORA DO AMANHÃ

Abrindo a segunda etapa do 1° Mining Innovation Summit tivemos o Daniel Moczydlower, Presidente & CEO da Embraer-X, nos chamando para pensarmos como a inovação contribuirá para resolver os desafios da mobilidade. Trazendo a expertise da Embraer, Daniel demonstrou também como a jornada da inovação na empresa é eixo central do faturamento.



Com foco em competências e nas demandas humanas, o segundo convidado deste bloco, Giuliano Fernandes, Head Global de Marketing & Comunicação da CBMM, trouxe como tema “A armadilha da falseabilidade e a geração de valor real e constante.” 

Retomando as falas dos demais palestrantes, Giuliano reforçou a perspectiva de que a geração de demanda futura tenha a relação humana no centro. A tecnologia como um meio, não o principal resultado a ser alcançado. 

A oitava palestra do evento foi ministrada por Bruno Pimentel, Gerente de Inovação da Samarco e Leandro Rossi, Diretor Executivo do Mining Hub. Na palestra, foi discutido um dos principais projetos liderados pelo Mining Hub: A descarbonização do setor mineral. Apontando a necessidade da construção coletiva das soluções e o pensamento sistêmico, Bruno exemplificou:

“Se cada um de nós sair correndo atrás de uma solução individualmente para esse problema, a cadeia de suprimentos não será capaz de fornecer todas as soluções e tecnologias necessárias. Esse comportamento das empresas poderia, inclusive, provocar picos de preços e agravamento nas demandas de logística.”

Com mais uma participação remota, recebemos Gastón Carrión, Managing Director da Accenture, para falar sobre  "Mão de obra do Futuro”. Diretamente da Austrália, o convidado nos chamou a refletir sobre como se estabelecer questões sobre a força da mão de obra, em um novo cenário, cada vez mais, disruptivo e complexo.

“97 milhões de novos cargos foram criados graças à interação homem + tecnologia.”
- Gastón Carrión



Centralizando a inovação para a mineração, o décimo palestrante do Mining Innovation Summit, trouxe a sua experiência para o palco do evento. Gustavo Roque, Gerente de Uso Futuro da Vale, nos explicou que o uso futuro diz respeito a ressignificação dos espaços pós-mineração a partir da criação de novos cenários, da geração de valor compartilhado, entre outras etapas.

M-FUTURE - O futuro da mineração que queremos começa agora!

Após mais de e6 horas de evento, recebemos mais uma vez no palco Leandro Rossi, agora acompanhado da Diretora Global de Inovação e Negócios Digitais do Grupo Stefanini, Mary Ballesta para apresentar os projetos do Mining Hub para 2023. 

“Mineração e ecossistema trabalhando juntos e refletindo sobre quais as perspectivas atuais de futuro e quais cenários desejamos construir. Construindo, assim, o futuro ideal”
- Mary Ballesta

Difundindo o mais novo projeto Mining Hub, Mary trouxe ao palco uma visão mais profunda do M-FUTURE.

M-FUTURE

É o programa de inovação do Mining Hub que discutirá sinais e tendências de futuro dentro de temas que o setor mapear como relevantes, que têm o potencial de transformar os negócios. O programa faz parte da estratégia do Mining Hub de olhar para o futuro e objetiva engajar e influenciar o ecossistema sobre os potenciais cenários futuros, seus impactos e suas oportunidades.




Agradecemos a todos que estiveram conosco neste marco para inovação e para a mineração, e convidamos a nos acompanhar nas redes sociais e se inscreverem em nossa newsletter para não perderem nenhuma novidade do Mining Hub.

Fechamos, assim, o 1º Mining Innovation Summit com a sensação de dever cumprido!

O futuro começa agora!

Leave your comment



*Obligatoriness. The email will not be published.