mininghub

This site uses cookies

We save data from your visit to improve our services and personalize your experience. By continuing, you agree to our Privacy Policy, including the cookie policy.

Privacy Policy Accept
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Our Blog

Pitch Reverso - Chegou o momento de invertermos os papéis!

A inovação aberta tem por princípio a troca constante de conhecimento, serviços e informações entre os vários atores do ecossistema. Consolidando esta prática, realizamos na última segunda-feira (06.03), mais um evento em que foi possível realizar conexões com o intuito de gerar  soluções para os problemas do setor mineral. 

Convidamos alguns dos fornecedores associados ao nosso Hub - Rockwell Automation, ifm e Hexagon - , para apresentarem as principais tecnologias e recursos disponíveis em seus portfólios, a fim de auxiliarem as startups que desejam desenvolver soluções para  o setor mineral e  contribuir para a construção de uma mineração mais segura, eficiente e sustentável. 

Ao final das apresentações, realizamos as reuniões de Speed Dating, onde as startups puderam conversar individualmente com os vários especialistas das empresas palestrantes.

A infraestrutura que transforma! Startups conhecem as várias ferramentas de fornecedores associados ao Mining Hub 

Presencialmente, em nossa sede em Belo Horizonte, e em transmissão virtual por nosso canal no YouTube, startups puderam acompanhar os pitches da Rockwell Automation, ifm e Hexagon.

Confira os destaques da programação

PITCH 1: ROCKWELL  AUTOMATION

Palestrantes: Bruno da Mata - Technology Consultant – Software & Control e Marcos Adriani - Tech Consultant Enterprise Accounts.

Ressaltando o conceito de Indústria Conectada (Indústria 4.0), o representante Rockwell,  Bruno da Mata, abriu nossa sessão de pitches, demonstrando como startups podem utilizar as ferramentas da empresa para desenvolver soluções analíticas próximo a máquinas e processos, reduzindo assim, a necessidade de links de comunicação, a complexidade computacional, e as barreiras tecnológicas, algumas vezes impostas pelas políticas de TI.

Bruno aproveitou o Pitch para demonstrar como os produtos e soluções Rockwell são capazes de se inserirem no que ele definiu como “Desafios na Jornada da Empresa Conectada”, e influenciarem diretamente na assertividade da tomada de decisões. 

Dentre os vários  desafios na jornada da empresa conectada, Bruno destacou aqueles que ele considera como os mais críticos

  • DADOS E INFORMAÇÕES: 

Estruturas e softwares ultrapassados e ineficazes.

Acentuando a necessidade da geração de dados mais inteligentes e complexos.

  • TELEMETRIA, MONITORAMENTO E CONTROLE:

Trazendo a essência da Rockwell Automation, seus controladores, Bruno deu detalhes de como os controles de baixo custo e fácil conectividade da Rockwell, podem ser o start do processo de digitalização de diversos setores da mineração.

  • DESCONEXÃO, PROCESSAMENTO E PREPARO DE DADOS: computação escalável;

  • VISUALIZAÇÃO E OPERAÇÃO (SIMPLES E MODERNA): Interface de Operação IIoT (Internet Industrial das Coisas).

Nestes dois últimos desafios, Bruno da Mata focou na adequação, personalização, disponibilidade, contextualização e visualização de dados em diferentes níveis e necessidades de consumo na cadeia produtiva da mineração.

Para fechar a participação da Rockwell Automation em nosso Pitch Reverso, Marcos Adriani, destacando mais um dos Desafios na Jornada da Empresa Conectada, abordou a possibilidade de aplicar as soluções Rockwell em ecossistemas que não são desenvolvidos por eles. 

PITCH 2:  ifm seu parceiro para inovações open source

Palestrante: Kassio Perini -  KAM Heavy Industry 

Apresentando a história da ifm, Kassio destacou o fato da empresa ter sido iniciada na Alemanha, em 1969, como uma startup, acentuando o viés para inovação desde sua fundação.

 Kassio ressaltou como a utilização de  dados é assídua nas soluções buscadas pela empresa para os mais diversos problemas do setor mineral. 

“Estamos passando por uma verdadeira revolução dos dados e, cada vez mais, estaremos passando para um ambiente de Indústria totalmente conectado. Ante isso, é fundamental que encontremos meios seguros para se extrair os dados e disponibilizá-los à pessoa certa e na hora certa a fim de que a decisão tomada seja a mais inteligente.”

Tendo em vista este cenário, Kassio nos trouxe um pack de ferramentas ifm que permite que as empresas de mineração e startups operacionalizem seus projetos.

Apresentando o portfólio da ifm, Perini, falou sobre como a digitalização, através da extração de dados e integração com plataformas já existentes de uma forma rápida e segura, nos permite um melhor controle de processo e também estar um passo à frente usando ciência de dados nas técnicas de predição.

Destacando a segurança e robustez dos produtos, como os sensores 3D, por exemplo, Kassio demonstrou como a ifm pode auxiliar na digitalização de objetos, monitorando seus movimentos e comportamento.

PITCH 3 - Hexagon -  The Power of One

Palestrante: Rodrigo Marinho Passos - Director LATAM - Services and Support 

O nosso último associado a apresentar suas soluções foi a Hexagon. Através do seu Director LATAM - Services and Support at Hexagon Mining, Rodrigo Marinho, diretamente dos EUA.

A Hexagon é uma fornecedora global de soluções de tecnologia da informação que impulsiona a produtividade e a qualidade em ambientes geoespaciais e industriais, com sede em Estocolmo, Suécia.

No evento, Rodrigo expôs diversas soluções de sensores e produtos que captam o “mundo real” e levam esses dados para a realidade digital, ajudando a conectar ainda mais os sistemas e ambientes das mineradoras, dando ênfase também ao alinhamento das soluções Hexagon com a mineração sustentável e a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) .

“Aplicar tecnologia na mineração é uma forma de extrair o melhor de uma mina, sem impactar o meio ambiente e colocar decisões de agora, em termos de economia, em termos de futuro, no mesmo patamar das decisões de proteger vidas, o meio ambiente e o nosso planeta”, afirmou Rodrigo.

Rodrigo evidenciou como o portfólio integrado da Hexagon conecta todas as partes de uma mina em tempo real, desde o projeto e planejamento de mina, perfuração e desmonte, segurança de mina, monitoramento geotécnico, gestão de frota até a mineração autônoma.

Para assistir na íntegra a primeira edição do nosso Pitch Reverso você pode acessar nosso canal no YouTube.

Speed Dating, a oportunidade para fazer boas conexões

Após assistirem às palestras de nossos fornecedores, as startups que agendaram previamente suas reuniões puderam conversar com executivos dos fornecedores expositores, representantes e especialistas em várias temáticas relevantes para a mineração da Rockwell, ifm e Hexagon.

 

Leave your comment



*Obligatoriness. The email will not be published.