mininghub

This site uses cookies

We save data from your visit to improve our services and personalize your experience. By continuing, you agree to our Privacy Policy, including the cookie policy.

Privacy Policy Accept
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Our Blog

Projeto inédito para descarbonização do setor mineral é lançado em Brasília

A Ebulição global é um termo que está em alta ultimamente. Essa expressão vem descrever o atual estágio de mudanças climáticas que a Terra vem passando.

Com a aceleração do aquecimento global, é inevitável pensar em como esse processo pode ser atrasado ou até mesmo interrompido.

Para o setor mineral não é diferente. A indústria de mineração sempre esteve envolta a novas tecnologias, transformações e inovações, com o foco na busca por maior eficiência, segurança, modernização e também a descarbonização.

Nesse sentido, no último dia 26 de outubro aconteceu, na sede do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em Brasília, o lançamento de um projeto setorial inédito, voltado à descarbonização do setor mineral: o ZeroCarbon Mining!

O projeto permitirá ao setor mineral avançar, como um todo, rumo à transição energética, promovendo a inovação e sustentabilidade, além de trazer diversos efeitos benéficos contra o impacto das mudanças climáticas.

“A superação da crise climática também é uma preocupação nossa e esse projeto é importante por que ele nos coloca ainda mais no rumo da sustentabilidade e de superar essa crise”, afirma Raul Jungmann, Diretor-presidente do IBRAM.

Esta é uma ação em conjunto, fruto da parceria entre o Mining Hub, IBRAM, a Embaixada Britânica no Brasil, a Energy Systems Catapult, Centro de excelência sem fins lucrativos vinculado ao governo do Reino Unido, e 11 mineradoras: Alcoa, Anglo American, CBMM, Gerdau, Hydro, Kinross, Lundin Mining, MRN, Samarco, Nexa e Vale.

“O setor de mineração tem um papel fundamental no caminho de descarbonização aqui no Brasil, mas também no mundo. Agora estamos vendo com essa parceria gera uma liderança para realizar esse plano, que pode realmente trazer a mudança”, afirma a Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq.

Durante o evento de lançamento, a Presidente da Comissão de Inovação do Mining Hub, Alessandra Prata, reafirmou a importância desse projeto e o compromisso do Hub para a sua realização, “É junto que vamos chegar no nosso resultado, é nisso que o Mining Hub acredita: inovação e conexão para a transformação”.

Como o projeto será desenvolvido

O ZeroCarbon Mining planeja construir uma base de dados consistente para entender o que é necessário para descarbonizar de forma mais efetiva. Ele será desenvolvido em três etapas.

A primeira fase será fundamental para identificar oportunidades de inovação e atividades Net Zero no setor de mineração. Nela será realizado um mapeamento de partes interessadas, avaliação de dados, além da caracterização de locais de mineração, identificando emissores e candidatos para testes de soluções de descarbonização.

Na segunda fase, chamada de descarbonização do transporte e troca de combustível, será adotada uma abordagem sistêmica para analisar e avaliar opções de tecnologia e combustível visando a redução de emissões no transporte de mineração.

Por fim, na terceira etapa, será feito um mapeamento de iniciativas de inovação, identificação de potenciais compradores e produtores, busca por oportunidades de financiamento e o estabelecimento de programas amplos de inovação e colaboração, incluindo chamadas de inovação aberta. Dessa forma será possível criar uma estrutura de colaboração para impulsionar a inovação no setor de mineração brasileiro. 

Assista aqui alguns momentos da cerimônia de lançamento do programa. 

Leave your comment



*Obligatoriness. The email will not be published.