mininghub

This site uses cookies

We save data from your visit to improve our services and personalize your experience. By continuing, you agree to our Privacy Policy, including the cookie policy.

Privacy Policy Accept
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Our Blog

Segunda turma do M-Future realiza Workshop de co-criação

#future #futurismo #m-future #mineração

Na última quinta-feira, 9 de novembro, o Mining Hub realizou o workshop de co-criação presencial da segunda turma do programa M-Future. Ao longo de toda a tarde, os participantes puderam criar em conjunto e refletir sobre o que pode vir a ser o futuro da mineração, além de discutir sobre os sinais e tendências para o setor. 

“Não conseguimos prever o futuro, mas a gente consegue inspirar ações para que cheguemos nesse futuro almejado. Trouxemos pessoas de diferentes perfis para que a conversa ficasse mais rica e para que eles pudessem começar a imaginar esse futuro, e a partir dessa imaginação começar a criar ações no hoje que vão, em longo prazo, nos levar para esse futuro preferível”, afirma Christiane Ortigoza, Consultora de Insights e Estratégia da Stefanini Brasil.

Para Marcus Ventura, Agente de Inovação na Vale, o conteúdo diferenciado foi extremamente importante, uma vez que, através dele, foi possível expandir a sua visão e conhecimento. “Eu gostaria de ressaltar a parte da integração de pessoas com visões diferentes, por consequência muitas oportunidades surgiram durante o workshop. Além disso, esse tipo de conteúdo que foi apresentado, que não é o conteúdo tradicional que vemos no nosso dia a dia, de fato nos ajuda a expandir a nossa visão em relação ao futuro e, consequentemente, também a expandir as possibilidades de inovação para o setor”, afirma.

O trabalho em conjunto foi um dos pontos positivos da atividade, segundo Vânia Andrade, Consultora da ArcelorMittal. “Esse aprendizado, essa troca de experiências e construção compartilhada é muito rica. Escutar as várias partes e as várias opiniões é um exercício muito bacana que particularmente gostei muito”. Para ela, o setor tem diversos desafios a sua frente, seja na questão ambiental, principalmente nos impactos territoriais, como também no trabalho coletivo, tão utilizado durante a dinâmica. “Nós como sociedade temos essa oportunidade de aprendermos entre nós, e a mineração tem o desafio que é ter essa visão coletiva. No passado muito recente as mineradoras trabalhavam de uma forma muito isolada e o Mining Hub veio mostrar que temos muito mais a ganhar quando a gente compartilha as nossas práticas e soluções”, finaliza.

Esta foi a última atividade do programa prevista para 2023. Nesta segunda etapa foram realizadas aulas assíncronas, uma masterclass, além de dois workshops de co-criação, um on-line e outro presencial. Ao todo, o programa contou com 210 inscritos, 30 pessoas qualificadas, mais de 20 horas de capacitação e 60 sinais e tendências de futuro mapeadas durante os encontros das duas turmas deste ano.

Agora será elaborado um relatório com todo o conteúdo que foi gerado e discutido em 2023. Ele também vai conter as informações que os participantes colocaram em cada ferramenta trabalhada. A previsão é que esse documento seja divulgado no próximo ano. 

Leave your comment



*Obligatoriness. The email will not be published.