mininghub

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Artigos e Vídeos

M-Start encerra o ciclo 9 com resultados nas áreas de descarbonização, gestão de água, saúde e segurança do trabalho

Encerramos na última quarta-feira (20), o ciclo 9 do M-Start, programa de inovação do Mining Hub cujo foco é desenvolver soluções para os desafios comuns selecionados pelas empresas associadas, através de Provas de Conceito (PoC).

Com a participação das startups IndustryCare, EMD, Clearwell, Pix Force, Altave, neste ciclo, tivemos desafios em três áreas temáticas: descarbonização; gestão de água; saúde e segurança ocupacional, apresentados pelas associadas Anglo American, AngloGold Ashanti, Nexa Resources e J.Mendes. 

“O M-Start não é só uma porta de boas soluções tecnológicas que possam aparecer para o setor, mas, além de tudo, ele traz e aproxima o nosso setor de diversos ambientes interessantes”, afirma o Diretor Executivo do Mining Hub, Leandro Rossi.

Os desafios

Na temática de descarbonização, as mineradoras Anglo American e AngloGold Ashanti apresentaram, respectivamente, os desafios “como diagnosticar de forma mais ativa o escopo 3 da cadeia de valor do minério de ferro para que se possa trabalhar a descarbonização em sua totalidade” e “como reduzir o consumo de diesel em equipamentos de mina”.

Para o primeiro desafio, a IndustryCare apresentou um sistema para calcular e simular a intensidade de emissão de diferentes configurações de rotas na cadeia de valor do minério de ferro. Já para a redução do consumo de diesel, a EMD propôs a utilização de um equipamento especialmente desenvolvido para equipamentos fora de estrada com mais de 14 certificações internacionais para suportar o trabalho em áreas de mineração.

“O programa proporcionou uma conexão muito rica, para os dois lados. Ver os feedbacks e comentários positivos, e perceber que estávamos indo no caminho certo foi muito legal e entusiasmante”, afirma Wagner Neto, co-fundador da IndustryCare.

Já na temática de gestão de água, o desafio “como adequar, de modo sustentável, a concentração de sulfato em afluentes industriais” foi apresentando pela mineradora Nexa Resources. A solução, apresentada pela startup Clearweel, veio através do processo de purificação da água, onde águas residuais altamente contaminadas são limpas para atender aos regulamentos do governo.

Por fim, na temática de saúde e segurança ocupacional, a Anglo American e a J.Mendes trouxeram, respectivamente, os desafios “como gerenciar, analisar e tratar desvios comportamentais na condução de veículos e equipamentos móveis, a fim de melhorar a segurança” e “ como implantar um modelo de sistema que possa promover um ambiente capacitado a favor da segurança do trabalhador”.

A solução proposta à Anglo American pela startup Pix Force foi uma plataforma web de interface simples e amigável, capaz de fornecer ao usuário uma análise das recorrências e eficiências das tratativas, gerenciando e direcionando corretamente. Já a Altave apresentou à J.Mendes um sistema baseado em inteligência artificial que fornece informações de segurança em tempo real e consegue identificar e interpretar qualquer comportamento inadequado durante a operação.

“Durante o desenvolvimento da POC aprendemos muito ao atuar juntos. Foi um momento de várias trocas de conhecimento na área da inovação e nós pudemos testar a solução oferecida pela Altave, além de conhecer um pouco mais sobre o sistema de inteligência artificial”, afirma Camila Barbosa, engenheira de minas da J.Mendes.

Além da apresentação dos desafios e soluções, tivemos também o painel "Escalabilidade de PoCs e projetos de inovação no setor de Mineração", onde Caio Van Deursen, Gerente de Inovação em Negócios da Nexa Resources, e Flávio Silva, CEO da Startup nTopus, trouxeram diversos insights e pontos de vista sobre o que as startups e mineradoras podem fazer para crescer as soluções apresentadas.

Clique aqui para acompanhar todo o evento do Demoday - Ciclo 9

Para acessar as fotos do evento, clique aqui.

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.