mininghub

Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito
Facebook LinkdeIn Instagram youtube tiktok twitter
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
/////////////////////////////////////////////////////////////
Artigos e Vídeos

Mining Hub realiza Hackathon em Belém, no Pará, pela primeira vez

Entre os dias 25 a 27 de agosto, o Mining Hub realizou em Belém, no Pará, a terceira edição de 2023 do Hackathon. Essa foi a primeira vez que o evento foi sediado fora de Minas Gerais, o que só foi possível graças a uma parceria feita entre o Mining Hub e o Centro Universitário do Pará (CESUPA), que foi responsável pela infraestrutura do evento.

Durante três dias os participantes ficaram imersos no desafio “Rastreabilidade da origem do minério” e puderam receber diversas mentorias e conteúdos valiosos, que ajudaram na criação de cada solução apresentada.

“É muito incrível e foi uma coisa mudou a minha vida, sinceramente. São três dias intensos, mas no final vale muito a pena. Quem puder participar, participe por que é uma experiência única”, afirma Victor Américo, integrante da equipe Volvere.

No primeiro dia (25), além de dinâmicas para formação dos grupos, diversos conteúdos e mentorias, o destaque ficou por conta do debate riquíssimo mediado pelo Diretor de Projetos na Neo Ventures, Jaderson Trindade, e que contou com a presença de Billy Pinheiro, Diretor de Tecnologia na Amachains; Hélio Mosquim, Diretor Regional de Tecnologia na Vale; Gregório da Mata, Gerente Técnico Sênior de Metalurgia na AngloGolda Ashanti; Allan Suhett, Consultor de pesquisa e desenvolvimento na Norsk Hydro e de Nathália Bentes, Professora de Direito no Cesupa.

Os painelistas puderam esclarecer todas as dúvidas dos participantes acerca do desafio e colocá-los no rumo para criarem suas soluções.

O segundo dia foi marcado por muita mão na massa, as equipes tiveram diversos momentos para aprimorar suas ideias, além de mentorias técnicas com profissionais da Açaí Valley, Hydro, Cesupa, Amachains e Tiva, conteúdos de MVP, análise de mercado, PM Canvas, Pitch e muito mais.

No domingo (27) os participantes receberam uma visita muito especial de Raul Jungmann, Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que falou sobre a problemática envolvendo a extração ilegal de minérios, como isso nos prejudica e sobre a importância de termos pessoas pensando e buscando soluções para este problema. “Ao se debruçar sobre essa questão e aplicar a sua inteligência na solução desse problema, esses jovens estão ajudando a evitar a destruição da Amazônia e, consequentemente, enfrentando a crise do clima que ameaça a todos nós e por isso eu parabenizo o Mining Hub por essa ação”, afirma Jungmann.

No mesmo dia, e após muito trabalho, as equipes apresentaram suas soluções na banca final, composta pelos jurados Hélio Mosquim, Diretor Regional de Tecnologia da Vale; Erick Araújo, Gerente Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Hydro; Fábio Araújo, Professor de Tecnologia e Researcher no Cesupa e Vinicius Roman, Diretor Técnico na Neo Ventures.

“Fiquei bastante surpreso com as soluções que vimos aqui e como elas combinaram várias técnicas e tecnologias. É incrível ver o trabalho que eles construíram em poucos dias e imaginar que essa turma foi atrás, pesquisou e o resultado foi incrível”, afirma Hélio Mosquim, da Vale.

Após muita deliberação, pudemos conhecer as três equipes finalistas desta edição: Chuva, Stomp e Lapes. O anúncio da ordem dos colocados foi realizado durante a cerimônia de abertura da Exposibram 2023. A equipe vencedora foi a Lapes, seguida pelas equipes Chuva e Stomp em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

“Foi incrível ganhar esse Hackathon, mas eu não esperava nada, só queria dar o meu melhor e ficar orgulhoso do projeto que eu entreguei, e independentemente do resultado, acredito que o maior prêmio foi a experiência que passamos durante esses três dias, desenvolvendo a nossa solução”, afirma João Vitor Cardoso, integrante da equipe Lapes.

Confira as fotos do evento e outros momentos desta edição, aqui

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.